Inovação e Sustentabilidade: Projeto de Agricultura 4.0 da Fatec Taquaritinga em parceria com as empresas coopercitrus e AG Croppers

Compartilhe esta notícia:

A Fatec de Taquaritinga, em parceria com a Coopercitrus e AG Croppers, na vanguarda da inovação tecnológica e sustentabilidade regional, iniciou um projeto tecnológico de agricultura 4.0. Este projeto é uma importante iniciativa na pesquisa agrícola que combina tecnologias de ponta com práticas agrícolas sustentáveis com objetivo de otimizar o cultivo de uma grande variedade plantas de cobertura (adubo verde) e posteriormente a semeadura de culturas anuais (milho, soja, amendoim e cana) e o plantio de culturas perenes (frutíferas).

Esse projeto, denominado Campo Experimental, envolve a criação de uma grande área com diferentes culturas. O objetivo é monitorar os aspectos do desenvolvimento das culturas, desde a semeadura/plantio até a colheita.

Com coleta de dados de várias fontes secundárias como agências de clima,   bases de dados do governo e com apoio de um Big Data, os pesquisadores farão o relacionamento de todos esses dados externos com parâmetros como tamanho, crescimento, desenvolvimento, tipo e nutrientes do solo, incidência de pragas e doenças, e a eficácia de diferentes tipos de insumos agrícolas. O projeto ainda prevê a implementação de sistemas automáticos de irrigação, para maximizar a eficiência hídrica e reduzir o desperdício. É importante ressaltar que esse projeto tecnológico totalmente prático já está com a sua primeira fase em andamento que consiste, consiste no preparo do solo e a realização de análises para determinar o fator nutricional.

“Entendemos que a agricultura vem caminhando a passos largos para a sustentabilidade.  Todas as multinacionais de insumos agrícolas já entendem e atuam neste sentido. Este trabalho de parceria da Coopercitrus a ser desenvolvido na Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga dará subsídios práticos a esta vertente na agricultura sustentável e do futuro”, explica o Engenheiro Agrônomo e Especialista em Agroecologia Adriano Augusto Silveira Gaviolli da Coopercitrus.

Classificado como um projeto de Agricultura 4.0, o projeto, além de tecnologias agrícolas, incorpora a Internet das Coisas (IoT), big data e automação para melhorar a qualidade e a quantidade da produção agrícola, mantendo a sustentabilidade. Essa iniciativa não apenas aumenta a eficiência da produção de alimentos, mas também serve como um campo de teste para novas tecnologias e métodos agrícolas.

Sementes

“Queremos entender como cada cultura se comporta no nosso solo e clima. Com todas essas informações, pretendemos aumentar a produtividade e qualidade das lavouras da nossa região”, explica os Prof. Dr. Fábio Cavichioli que junto com os professores Dr. Daltro Cella e Dr. Gilberto Rodrigues foram idealizadores do projeto.

Professores do curso de Agronegócio tiveram a iniciativa e criaram o experimento. Eles receberão apoio dos alunos e professores dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet da FATEC Taquaritinga que estão diretamente envolvidos neste projeto, cada em equipe contribuindo com suas expertises. Esta colaboração multidisciplinar proporciona aos alunos uma experiência prática inestimável, preparando-os para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho.

“Este projeto promete não apenas aumentar a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola local, mas também gerar conhecimentos que podem ser aplicados em outras regiões e contextos”, explica Murilo, da AG Croppers.

É um testemunho do poder da colaboração entre instituições de ensino e o setor privado na promoção da inovação tecnológica e da sustentabilidade. Com seu potencial para revolucionar a agricultura regional e servir como um modelo para outras iniciativas, ele destaca a importância de abordagens interdisciplinares e tecnológicas no enfrentamento dos desafios agrícolas contemporâneos.

“É uma oportunidade única para nossos estudantes lidarem com tecnologia de ponta no campo. Tenho certeza que essas experiências irão prepará-los para os desafios do mercado de trabalho”, afirma a diretora da Fatec Taquaritinga, Profa. Dra. Luciana Aparecida Ferrarezi.

A Fatec Taquaritinga tem sido um importante pilar de inovação e desenvolvimento tecnológico na região. Com uma série de projetos tecnológicos, a faculdade não apenas beneficia a comunidade local, mas também impulsiona a inovação em diversas áreas. Este projeto de agricultura 4.0 é mais um exemplo do compromisso da nossa Fatec com a educação de qualidade e a pesquisa aplicada, preparando seus alunos para serem os líderes e inovadores do futuro.

Compartilhe esta notícia: